terça-feira, 12 de maio de 2009

Série Aromas e Essências - Limão

Limão Siciliano Limão Galego Limão Tahiti


É originário da região sudeste da Ásia. Foi trazido da Pérsia pelos conquistadores árabes e depois foi disseminadona Europa.

O óleo essencial de limão é obtido por arraste de vapor ou por compressão das cascas. Para obtermos um litro de Óleo Essencial de limão são necessárias as cascas de cerca de 2.500 limões. Trata-se de um líquido oleoso de cor amarela (Limão Siciliano) ou esverdeada (Limão Tahiti), que apresenta inconfundível e agradável aroma de limões frescos.

O aroma do limão é geralmente adstringente, acentuado e ácido, ligeiramente floral. Grande estrela da família olfativa cítrica, na perfumaria ele tem larga tradição, sendo base das mais antigas águas de colônia européias.

O limão siciliano tem um aroma mais adocicado, delicado e ligeiramente menos ácido que o do limão tahiti - chamado de também de limão de caipirinha. Já o limão de caipirinha tem encontrado seu espaço como estrela de novos acordes cítricos que realçam seu exotismo e acentuado aroma adstringente, ligeiramente amargo, se comparado ao limão siciliano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário