A Coroação da Imperatriz Josefina (1807)JACQUES-LOUIS DAVID.
Óleo sobre tela. Louvre, Paris.
Nascido em Paris, estudou na Academia de Roma e foi discípulo de Joseph-Marie Vien, e teve base na arte realista de Rafael Sanzio.
Sua primeira obra foi o Salão de 1781, cujo sucesso lhe rendeu uma hospedagem no Louvre quando retornou a Paris. Voltou ao cenário de destaque com O juramento dos Horácios (1784), devido ao excelente desenho, contornos e cores.
David apoiou a Revolução Francesa, e como ativista pintou Marat assassinado (1793). Com a queda da Revolução, foi preso durante alguns meses, mas nem por isso parou de pintar.
Em 1799, voltou à cena artística com As Sabinas, que foi interpretado como um pedido para que o país se reconciliasse.
Assim, Napoleão Bonaparte o nomeou seu pintor oficial, e David passou a comandar a arte francesa. Em 1807, pintou A coroação da imperatriz Josefina, uma obra gigantesca, detalhadíssima e muito bonita.
Com a derrota de Napoleão, David se mudou para Bruxelas, onde morreu aos 77 anos.
Motivo da Escolha: Elegância e nobreza.
Iniciou sua formação com o pai, um pintor de miniaturas, mas aos 17 anos, começou a estudar com David, que seria seu mestre e o crítico mais severo ao longo de toda a sua carreira. Seus primeiros quadros foram retratos e cenas mitológicas, algo que, com toda a certeza, tinha sido decisão do mestre.
Depois da Revolução Francesa, fugiu para a Itália, sob acusação de monarquia. Em Milão foi apresentado a Bonaparte por Josefina de Beauharnais. Em 1801 ganhou o primeiro prêmio no concurso organizado por Napoleão com o quadro A Batalha de Nazaré, no qual o pintor revela a grande admiração que tinha pelo militar.
Seu estilo a essa altura se diferencia do de David. A cena é dinâmica, dramática, cheia de vida. A cor tem predominância sobre o traço, e a perspectiva orienta o olhar do espectador para todo o campo de batalha. É esta obra que precede o romantismo mais puro de Delacroix e Géricault. O mesmo acontece com seus quadros Campo de Batalha de Eylau, ou Napoleão visitando as vítimas da peste de Jaffa. A realidade e o mito compartilham a cena, convivem de maneira escandalosa, traduzindo a contradição da própria vida - a mesma contradição que levou Gros a pôr fim à vida nas águas do Sena.
Torre Eiffel, Gustave Eiffel, 1889.
O pai de Eiffel construiu através dos anos uma sólida fortuna pessoal. Gustave Eiffel primeiro estudou no Colégio Sainte-Barbe, um dos mais antigos de Paris. Em 1852 entrou na Escola Central de Paris, uma escola prestigiada de engenharia, também conhecida como Escola Central de Artes e Manufacturas. Terminou os estudos em 1855, formando-se em engenheiro químico.
Iniciou a sua carreira trabalhando numa empresa belga de construção de caminhos-de-ferro. Em 1856, Eiffel conheceu Charles Nepveu, empresário especialista em construções metálicas. Aos 26 anos, Gustave chefiou o seu primeiro grande trabalho construindo a ponte ferroviária em Bordeaux. Na construção, Gustave utilizou pela primeira vez, a técnica de fundação de ar comprimido na execução de pilhas tubulares.
Já experiente, resolveu fundar a sua própria empresa. Em 1866 adquiriu um ateliê de construção metálica, próximo de Paris.
A Estátua da Liberdade foi um presente da França aos Estados Unidos para comemorar o centenário de sua independência. Inaugurada em 1886, foi projetada pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi e contou com a assistência de Gustave Eiffel. Tem 46,5 metros de altura.
Perfumes.com.br: http://perfumes.com.br/sistema/custom.asp?IDLoja=154&Y=6703489879662&arq=Curiosidades.htm
Museu do Perfume: http://www.museesdegrasse.com/
CORAZZA, SONIA, Aromacologia: uma ciência de muitos cheiros. São Paulo, Ed. SENAC, 2002
JUTTEL, LUIZ PAULO, A divina química das fragrâncias (reportagem),
exibida na web em http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=28&id=331
Renata Ashcar, especialista em perfumes e autora dos livros Brasilessencia: A cultura do perfume e Guia de Perfumes. http://inblogs.com.br/amelias/beleza/perfume-personalidade-e-intencoes?page=5

Sucesso no blog de voces, esta muito legal!
ResponderExcluir